Startup – O começo do seu fracasso!

fracassoDepois de tanto ler a respeito de startups, ter acesso a listas de investidores interessados e decididos em injetar grandes quantidades de dinheiro nestes negócios, com ideias fantásticas e inovadoras. Saber que a grande maioria das empresas que se arriscaram neste universo de startups como dito em artigo que relaciona este assunto do O Globo, no qual o título é No universo das startups, o fracasso é quase a regra. E principalmente ao ver que vários colegas estão se dedicando e se empolgando com a ideia de começar uma startup, resolvi então criar este artigo.
Antes de mais nada, gostaria de dizer que não é meu objetivo desmotivar ninguém ou mesmo dizer que o conceito aplicado nos negócios de startups no brasil está errado ou qualquer coisa do gênero, o único intuito deste artigo é preparar os novos investidores deste universo para as dificuldades que irão enfrentar e que o que muitas vezes é pregado para participantes de eventos deste seguimento não está totalmente correto. Sendo que, o que mais vejo nestes eventos é que se você aplicar corretamente os conceitos do Business Model Generation, ou preencher corretamente o business model canvas e aplicar as técnicas boas praticas ensinadas você terá uma grande chance de sua startup dar certo. Mas a verdade é que mesmo fazendo tudo certo e ainda com investimento no seu projeto a chance dele dar certo é muito baixa, o que não quer dizer que você vai falir, mas que seu negócio não terá o sucesso de milhões como o facebook teve.

Mas o que quero dizer de fato?

Não estou aqui para escrever sobre as opções e que passos seguir para ter sucesso, mas sim para dizer que você vai fracassar uma hora e seu negócio fatalmente não será o que você sonhou. Mas somos seres humanos e não nascemos sabendo, nós aprendemos com nossos erros, diria ainda que se formos além podemos aprender muito mais com o erro dos outros do que com os nossos próprios, afinal, tais experiências estão ai para acessarmos, entendermos e muitas dessas experiências vem contadas com as saídas para cada situação.
Então o que tenho para dizer é: – Aprenda com o erro dos outros, perca tempo analisando negócios que fracassaram e não buscando uma fórmula do sucesso, perca mais tempo escutando lamentações e choros que sorrisos e gritos de alegria, pois é destes casos que você terá dois grandes aprendizados. 1) consolo pelo fato de você não ser o único que fracassou e 2) terá certeza do que pode ser melhorado no seu projeto antes mesmo de tomar essa decisão, pois como diz a frase, nada se cria tudo se copia, não a erro que você queira cometer que alguém já não cometeu.