CARREIRAS. Como trilhar?

Sempre é noticiado a todo momento, seja em momento de crise ou não necessidade de contratação de profissionais, seja para profissões já conhecidas ou as que estão surgindo com o processo de transformação digital da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), além de todo aspecto cultural e de processos que envolve qualquer ser ou empresa que utilizar de alguma forma direta ou indireta do uso de Tecnologia seja ela, inovadora ou não. Entretanto, nem é preciso bola de cristal para saber quais são “as mais pedidas”. Contudo, o que pouco se explora nessas notícias é o nível de qualificação necessário para preencher os requisitos daquelas ditas oportunidades e como se preparar para conseguir atingir tais níveis de exigências. Sem falar que há pessoas que ainda tem dúvida sem buscam uma carreira dentro área acadêmica (ser professor e realizar pesquisas cientificas) ou trabalhar na indústria, seja qual for a busca que fizer, deve-se atentar a quais trilhas deve buscar. Assim, vamos focar para a trilha da indústria.
Nesse sentido, é justamente nesse momento que surgem inúmeras dúvidas sobre qual o rumo seguir profissionalmente:
• Que graduação realizar?
• Quais cursos realizar?
• Quais certificações preciso para chegar ao topo?
• Quais habilidades e competências preciso para chegar no cargo que almejo?
Mas, afinal, o que é preciso fazer para ser um profissional bem-sucedido? Nesta categoria apresentaremos, direto ao ponto, alguns caminhos reais (e possíveis), sem a ilusão de que se chegará facilmente àquela sonhada vaga.
Para galgar uma bela trajetória até ao topo há que se considerar um preço a ser pago, seja em estudo para obter conhecimentos necessários para sua formação (graduação) certificações, realizações de cursos, aprendizado de novos idiomas, aprimoramento de habilidades e competências sejam elas descobertas ou não, entre outros. Engana-se quem pensa que é apenas uma questão financeira para conseguir se preparar.
Diante das vastas opções de carreiras a serem seguidas e das novas possibilidades que se abrem no ambiente virtual, não é mais imprescindível estar em um grande centro para realizar os melhores cursos ou trabalhar para grandes multinacionais sediadas fora do país, contudo, não basta apenas querer concorrer a tal vaga sem ter o mínimo de preparo necessário ou tentar sair atirando para todas as oportunidades sem ter FOCO no nicho em que se deseja atuar.
A construção de uma carreira de sucesso deve ser planejada, possuir objetivos e metas claras a serem atingidas. Não é de hoje que se percebe que o mercado cada vez mais tem exigido profissionais com embasamento e conhecimento em gestão de processo, projetos, governança, liderança e inovação, o que corrobora a importância de saber planejar e se adaptar as mudanças constantes que vivenciamos no dia a dia.
Há inúmeras oportunidades de qualificação, muitas vezes até gratuitas disponíveis na Internet, contudo, fazer todos os cursos possíveis que aparecem na sua frente, também não é um bom caminho a ser trilhado, pois acabará não conseguindo aprofundar conhecimentos em um nicho, obtendo uma qualificação muito generalista, o que já está em desuso no mercado.
E justamente nessa perspectiva que o Portal StartAP na categoria Carreiras, tratará questões relacionadas a esta importante temática, apresentando dicas, artigos e opiniões críticas nesse vasto universo de oportunidades, buscando abrir novos horizontes e aprimorar o senso crítico deste novo paradigma mercadológico. Afinal, nunca é tarde para iniciar o planejamento de carreira.
Seja nosso parceiro nessa jornada e vamos planejar juntos um novo START para sua carreira.